Shirakawa-go - A Villa

Shirakawa-go foi uma surpresa da viagem. Nós sabíamos da existência o vilarejo mas não sabia onde era. Compramos um ticket na rodoviária que leva 1h para chegar até o local. Tem horário de manhã e à tarde mas o dono da pousada onde ficamos recomendou irmos pela manhã devido a concentração de turistas no período da tarde. Pegamos o primeiro ônibus das 7:50 e foi uma ótima escolha. Chegamos cedo ao local e conseguimos apreciar a beleza e tirar algumas fotos enquanto estava bem calmo.



Este vilarejo é um patrimônio da Unesco contendo uma grande quantidade de casas típicas construída por volta de 1860. Elas possuem o estilo Gassho que reflete um cultura campesina. A atmosfera do local muda de acordo com a época do ano. Visitamos o local na primavera mas ainda foi possível ver resquícios de grandes blocos de gelo do inverno.



A cidade é pequena e tudo pode ser feito facilmente a pé. Levamos por volta das 3h para conhecer os pontos principais. Começamos pelo mirante. Foram 20min de caminhada até o cume. Tem uma visão panorâmica da cidade.


Fomos no museo Myozenji onde foi possível ver vários utensílios utilizados pelos fazendeiros. No centro da casa tem um lareira que permite um aquecimento natural da casa. O único inconveniente é a quantidade de fumaça.

Ficamos andando pela vila para conhecer mais as casas típicas do local e de pois fomos ver o Wada House, Kanda house e o Myozenji house. Passeamos no Akins Shrine que funciona como um portal. Depois a ponto pela ponte suspensa e voltamos pelo Homkakuji temple. Nas lojas de souveniers existem os produtos produzidos na região e também os acessórios utilizados na produção como o chapéu de palha e as sacolas de colheitas.



Shirakawa é realmente um lugar diferente e valeu muito a pena conhecer. Foi um dia muito bom, cheio de descobertas e aprendizado. Que experiência boa!

Comentários