Ibitipoca MG

Cidade do interior de Minas Gerais, Ibitipoca, revelou-se um lugar muito interessante. O Parque Estadual de Ibitipoca é a principal atração da cidade, com várias opções de trilhas. Recomendo fortemente adquirir o ingresso e o estacionamento antecipadamente.

Ficamos hospedados no Hotel Tangará. O quarto é um pouco pequeno mas o café da manhã foi sensacional. Ao melhor estilo mineiro. Yogurte, pudim, frutas, bolos e vários tipos de pães e claro o famoso cafézinho mineiro. Atendimento exceptional. 

Para comer, eu acredito que você pode fechar os olhos e escolher o restaurante. Todas as opções são ótimas. Afinal o que você poderia esperar de uma culinária mineira.

Fomos 2 noites no restaurante Cantinho da Vovó. Comi um cupim com batate e arroz que foi absolutamente fantástico e saboroso.  Um outro lugar legal foi a Casa da Marta. Comida a vontade ao melhor estilo mineiro com feijão tropeiro, bife, farofa, feijão e banana frita. Estivemos também no no restaurante Serrafinho que na verdade foi a nossa primeira jantar. Lugar super tranquilo. Por último fechamos na Pizzaria Serra Nostra. Mixed feelings neste restaurante. A comida estava ok mas achei o preço desproporcional.

Destaco como sorveteria o Deleitinho. Sorveteria Artesanal com um sorvete de doce de leite ótimo.

Acho que sai de Ibitipoca 2 kilos mais gordo. Mas foi não foi só de comida que Ibitipoca foi destaque. Na verdade o foco desta viagem foi explorar o parque estadual.

Nossa primeira trilha foi a Janela do Céu: 6 horas de caminhada. Tivemos sorte porque o tempo estava nublado, já que boa parte do percurso tem pouca ou nenhuma sombra. A trilha leva ao topo da cachoeira é coroada por um pequeno lago onde é possível se banhar. O local exige atenção: no passado, uma pessoa caiu de uma das quedas d’água e, por sorte, não teve um destino mais fatal. Há uma corrente de ferro que delimita até onde você pode chegar.

Atenção especial para a Cachoeirinha, que é o próximo ponto onde é possível se banhar. Pessoalmente, achei a Cachoeirinha ainda mais legal, com uma pequena prainha deserta onde foi possível relaxar. Um ponto importante: é preciso chegar antes das 9h para conseguir cumprir o circuito até as 17h, horário de fechamento do parque. Não se preocupe com o risco de se perder pois a trilha é muito bem sinalizada.


No segundo dia, fizemos o Circuito do Pião. O Pico do Pião em si não tem muita graça, mas a Gruta dos Viajantes é bem legal. Você atravessa uma caverna em cerca de 10 minutos. Capacete com lanterna é altamente recomendado, mas é possível alugar na hora.

O terceiro e último dia foi reservado para a Janela do Céu pela parte de baixo. Aluguei um quadriciclo e o passeio total levou 4 horas. A trilha de quadriciclo é cheia de aventuras, com barrancos gigantes e muita lama e barro. Ao chegar à Janela do Céu, é possível fazer uma trilha entre pedras escorregadias e caminhos estreitos, passando por até 3 das 7 quedas d’água da Janela do Céu. A melhor cachoeira de todas, onde pude curtir o contato direto com a natureza.



Pérolas:

- Vamos para o Alaska?

- Ibiritiboca (variações)

Comentários