Bem-vindo à cidade de Secretário, no Rio de Janeiro. Ao lado de Petrópolis, esse destino foi um achado da TTT (Tueiv Trips and Travels). A cidade é bem pequena, e nosso foco foi pedalar.
Hospedagem: ficamos no Terracota Hotel. Super bacana! Lugar limpo, espaçoso e confortável. Ar-condicionado no quarto. Sem dúvida, é um lugar para voltar.
Dica importante: tenha atenção aos lugares para comer. Muita coisa fecha no Natal. Por conta disso, acabamos fazendo duas refeições na padaria. Outra recomendação é o restaurante Costela de Bafo, mas não conseguimos ir porque estava fechado. Acabamos indo comer comida caseira no "Na Varanda". Super recomendo. O lugar permite comer a vontade com direito a 2 proteinas. O pessoal foi de uma simpatia unica. A propósito no quesito simpatia Secretario esta de parabens. Todo mundo muito prestativo e simpático.
Dia 1 – Secretário, Sebollas com parada no Sítio Caminho do Ouro
Tivemos o privilégio de contar com o guia Mauro, que fez todo o planejamento das rotas.
O total da rota do primeiro dia foi de 45 km. Dezembro, com o verão do Rio de Janeiro, já indicava que o calor seria intenso. Apesar de alguns trechos com sombra das árvores, no geral o sol castigou bastante. Algumas subidas e estrada de terra, mas tudo dentro do aceitável. As descidas foram ótimas para testar sua aptidão para velocidade, cheguei a 54 km/h em uma delas. Muito legal!
Passamos pelo Caminho Real, por onde escoavam o ouro na época do Império. Também vimos a casa onde Tiradentes se hospedava. Segundo nosso guia, o local se manteve intacto, com exceção do telhado.
O destino final foi o Sítio Vale dos Desejos, um espaço para casamentos de luxo. Há um local especial para o noivo, separado do espaço da noiva. Tudo muito bem cuidado e sofisticado. Existe até uma vinícola para degustar vinhos, mas não foi desta vez, afinal, esporte e vinho no verão não combinam.
Dica final: leve bastante líquido. É muito fácil desidratar.
Dia 2 – Rota Caipira
Pérolas:



Comentários