Secretario - RJ

Bem-vindo à cidade de Secretário, no Rio de Janeiro. Ao lado de Petrópolis, esse destino foi um achado da TTT (Tueiv Trips and Travels). A cidade é bem pequena, e nosso foco foi pedalar. 

Hospedagem: ficamos no Terracota Hotel. Super bacana! Lugar limpo, espaçoso e confortável. Ar-condicionado no quarto. Sem dúvida, é um lugar para voltar.

Dica importante: tenha atenção aos lugares para comer. Muita coisa fecha no Natal. Por conta disso, acabamos fazendo duas refeições na padaria. Outra recomendação é o restaurante Costela de Bafo, mas não conseguimos ir porque estava fechado. Acabamos indo comer comida caseira no "Na Varanda". Super recomendo. O lugar permite comer a vontade com direito a 2 proteinas. O pessoal foi de uma simpatia unica. A propósito no quesito simpatia Secretario esta de parabens. Todo mundo muito prestativo e simpático.


Dia 1 – Secretário, Sebollas com parada no Sítio Caminho do Ouro

Tivemos o privilégio de contar com o guia Mauro, que fez todo o planejamento das rotas.

O total da rota do primeiro dia foi de 45 km. Dezembro, com o verão do Rio de Janeiro, já indicava que o calor seria intenso. Apesar de alguns trechos com sombra das árvores, no geral o sol castigou bastante. Algumas subidas e estrada de terra, mas tudo dentro do aceitável. As descidas foram ótimas para testar sua aptidão para velocidade, cheguei a 54 km/h em uma delas. Muito legal!

Passamos pelo Caminho Real, por onde escoavam o ouro na época do Império. Também vimos a casa onde Tiradentes se hospedava. Segundo nosso guia, o local se manteve intacto, com exceção do telhado.

O destino final foi o Sítio Vale dos Desejos, um espaço para casamentos de luxo. Há um local especial para o noivo, separado do espaço da noiva. Tudo muito bem cuidado e sofisticado. Existe até uma vinícola para degustar vinhos, mas não foi desta vez, afinal, esporte e vinho no verão não combinam.

Dica final: leve bastante líquido. É muito fácil desidratar.

Dia 2 – Rota Caipira

Esse trecho foi mais longo e dificil. Mais de 60km passando indo de secretário até o Vale das Videiras. Muita mais estradas de terra e descidas mais técnicas com pedras no caminho. Não conseguimos descer tão rápido como no primeiro dia mas as descidas foram mais cavernosas. 

Ainda bem que saimos mais cedo desta vez partindo de Secretário as 7:00am. O Sol durante o dia criou um desafio a mais. 

Na parte final foi um mixto de apreensão e felicidade. Nos perdemos no meio da caminho onde fui para um lado e o guia e meu amigo Tueiv foram para o outro. Entre indas e vindas não achamos no meio do caminho despois de quase 1h rodando. Lições aprendidas que comunicação é fundamental nestas aventuras.

Chegamos cansados e felizes. O meu smart watch marcou mais de 6 litros de liquido perdido nesta trilha o que dá uma noção do esforço. 

Missão cumprida e mais uma aventura de bike concluida.



Pérolas:

- Tá frio pra car%%E (obs: No calor do Rio de Janeiro)
- Tá calor/Tá Frio (obs: No carro com ar condicionado)
- O Alex não ia subir esse morro de bicicleta ...
- O seu amigo pediu pra descer? Mas ele esta bem? Não sei ...
- Que amigo que sou ... o cara passando mal e eu aqui esperando pra tirar foto
- O que eu vou falar para Janaina

Comentários