Panama - A cidade do canal ou o canal da cidade ?

Cidade onde o dinheiro circula e isso é visivel com a grande quantidade de bancos em suas arquiteturas bem criativas. Mas é também uma cidade com ótimos programas principalmente a noite com muitos restaurantes e balada. A música é muito contagiante e fica como dica os lugares: Hard Rock Cafe (MetroMall) e Arvore do Café (Calle Uruguai). A propósito é na Calle Uruguai onde concentra-se as melhores opções na noite do Panamá.


A parte histórica da cidade é muito interessante, com destaque o canal do Panamá que evidencia um dos maiores projetos da engenharia do mundo permitindo a ligação fluvial entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. No local há um museo e a história e contada de forma bem interativa. Há um video em inglês de espanhol de 20 minutos que conta a história. É legal e é de graça. Vale a pena ver. Comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Vale pela vista mesmo. Não fizemos isso porque já havíamos almoçado.

Outro local importante é Casco Antiguo (declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO) no centro antigo de Panama. Igrejas, ruas e casas que evidenciam a mistura cultural da cidade com arquitetura espanhola, francesa e inglesa toda misturada. Ruas estreitas e o forte transmitem o encanto do que foi o dia o centro do pais. Há várias opções de restaurantes e casas com shows de Jazz para reviver o passado de glórias da região. Destaque para a segurança. Haviam policiais por toda a parte. Região de grande concentração turistica.



Outra informação importante é que o pedágio é dentro da cidade, então se vai alugar carro já sabe que usará este serviço muitas vezes. O valor fica entre 1 dolar e 3,5. Por falar em pagar aqui vai uma dica legal. Não se preocupe com a moeda. Eles aceitam dolares em todas as partes. A moeda local é o Balboa e só é usada para valores pequenos. A cotação é 1 para 1.


Para compras o local é muito bom! Os mais recomendados são: Albrook Mall e MetroMall. O Albrook com preços melhores, mas no MetroMall existem mais opções de tamanho e mais variedades. Uma parada obrigatória no Albrook é o quiosque da Haagen Dazs...hum!!!! Perfeito


Transporte


Se pretende explorar o local o ideal é alugar um carro com GPS, mas taxi também é o que não falta. Por falar em transporte, o que mais chama atenção quando circula na cidade são os ônibus de transporte público. Eles são bem coloridos e tradicional em toda região.



Hospedagem


Ficamos no hotel chamado Avalon em uma reserva ecológica um pouco afastado da cidade, mas muito tranquilo e com atendimento excelente! Este hotel é mais antigo, mas o preço é bom (U$ 68,00 reservado pelo decolar.com). Na cidade existem muitas opções de hoteis e muitos deles em regiões bem tranquilas.

O Panama em geral destaca-se pela receptividade e atendimento das pessoas.

Saindo do meio urbano Panama existem as estruturas desenvolvidas com base na pesca e outra fonte de renda é o trabalho em Resort's. As melhores praias são privadas e eles criaram estruturas iguais aos clubes onde as pessoas, para utilizá-las, pagam em média 58 dolares por pessoa para ficar o dia no local, este valor inclui alimentação.

Na escolha dos Resorts e praias você tem 3 opções:

  • Praias com saída para Oceano Pacifico (Provincia de Coclé) : Viajamos 2 horas de carro e conhecemos as praias de Santa Clara. Praia simples e com a sua beleza. Estrutura de comida meio pobre. Passamos tambem na Praia Branca. A infra-estrutura um pouco melhor mas em termos de praia muito parecido. Esta região é legal para visitar se você tiver tempo, senão pode cortar do seu roteiro.

  • Praias com saída para Oceano Atlântico e Caribe (Provincia de Colon- foto abaixo): Imperdível !!! Ficamos no Resort Bananas que me pareceu o melhor. Lugar mágico e tranquilo. Necessário dirigir por 1 hora até Portobelo e depois mais 20 minutos até próximo de Isla Grande. Lá você deixa o carro no estacionamento e pega uma barca de 10 minutos no custo de U$10,00 o casal. Na ilha não tem carro e você pode relaxar com apartamentos de frente para o mar. Foi a parte da viagem no Panama que mais gostei.

  • Praias Bocas del Toro e Kuna-Yala ficam bem mais distantes. Pesquisei sobre estes lugares antes de viajar, mas ao chegar lá percebi que eram muito distantes e eu precisaria pegar um avião. Acho que vale a pena mas não manifestar opinião porque abortei estes lugares por falta de tempo.

Comentários