Parque Nacional de Itatiaia

Localizada ao lado de Penedo, Itatiaia é um dos poucos destinos onde o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática da escalada em rocha e florestas úmidas, com deliciosas cachoeiras.


O ponto turístico mais famoso da região é o parque nacional de Itatiaia. Para entrar no Parque é cobrada uma taxa de R$ 3,00 por pessoa e R$ 5,00 pelo estacionamento do parque. Este parque é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Isto ocorreu a 70 anos atrás.



O Parque é dividido em duas partes: a alta, onde encontramos as montanhas e a baixa, onde predominam as cachoeiras ideais para banho. Um ótimo roteiro para quem gosta de caminhadas.

O destaque negativo foi que não havia ninguem disponível para dar informações do parque e a moça que cobrava a taxa não sabia informar nada. De qualquer forma quem tem boca vai a Roma e desta forma fui perguntando a outros turistas e chegando onde eu queria.

A cachoeira Véu de noiva é muita bonita e vale a visita. Você precisa pegar uma estrada de terra de 5km e depois caminhar mais 400 metros. A trilha é cheio de barro, mas o visual vale cada segundo.

Há um lago interessante para banho chamado Lagoa Azul. Eu achei a agua um pouco fria, mas em um dia de calor, banhar-se neste rio é ótimo.

Gostei também das exposições no centro de visitante. Neste centro você pode ver um pouco da histório do alpinismo e ver como funciona as formações rochosas do planeta terra. Tambem é possível entender todas as camadas da crosta terrestre e ver um mapa de quando não havia a separação de continentes (Africa, Asia, America, Europa e Oceania) e todos eles faziam parte de um continente só chamado Pangéia.

Passeio completo de 1 dia que valeu pela parte cultural e ecológica.

Comentários