Situada a 1 hora do Rio de Janeiro, Petrópolis é a tipica cidade interiorana e aconchegante. Com clima ameno, nem parece que você está no Rio de Janeiro. Calmaria e um visual de cair no queixo na chegada e saida da cidade. Só os visuais da estrada já faz valer o passeio.
A principal atração é o castelo imperial. Ele contem diversas peças de Dom Pedro II, incluindo a sua coroa e trajes imperiais. Você caminha de pantufa pelo castelo e vai entendendo a estrutura do castelo com os quartos da princesa Isabel ( a mesma que assionou a abolição dos escravos), trono do rei, salas de música, jantar, etc... Se não fosse pelos absurdos da nossa indepência, eu até acharia a nossa história legal. Enfim, ...
No castelo você também encontra o primeiro telefone do Brasil. Ele era usado por Dom Pedro para falar com Gran Bell. Que chique. Eles eram amigos. A propósito descobri que Dom Pedro era um estudioso de astrologia e falava 8 linguas.
Outro passeio legal é a Catedral de São Pedro de Alcântara. Esta é uma das poucas catedrais góticas do Brasil. Outros passeios interessantes são o Palácio de Cristal, Casa de Santos Dummont e relógio das flores. Na casa Santos Dumont há uma réplica do 14 bis.
Para a parte de consumo a opção é a Rua Teresa. Os preços das roupas são ótimos.
Um dia é o suficiente para conhecer toda a cidade com sobras.
Comentários