Escolher um local para o Réveillon nunca é uma tarefa fácil, ainda mais considerando todos os lugares lotados, mas desta vez optamos por um lugar relativamente calmo com opções de eco-turismo interessante. O lugar é Brotas. A cidade fica localizada a 242km de São Paulo e a estrada pela Bandeirantes e Washington Luiz permite o fácil acesso. O cenário é perfeito para a prática do eco-turismo. Há uma grande variedade de atividades como o rafting, trilhas, canionismo, arvorismo e etc. Optamos pelos mais tradicionais.
Na parte de passeios fizemos o clássico. Fizemos o rafting pela agência Eco-Ação. Pessoal atencioso e estrutura ótima. A decida no Rio Jacaré Pepira durou em torno de 2:30. Foi bem animado e descemos com um outro casal de São Paulo. O nome de guerra do nosso grupo foi "desincronizados". Nem precisa explicar porque. Cada um remava em uma direção diferente. Foram muitas risadas. Super divertido. Em um dos trechos do Rio tomei um capote na água. Sensacional !!! Ao final uma pequena dor no braço pelo cansaço. Atividade hiper relaxante.
Dá uma olhada no vídeo que fizemos para ter uma idéia da aventura.
O nosso segundo passeio foi uma trilha na areia que canta. Este nome é dado em função dos sons que a areia faz quando esfregamos as mesmas com as mãos. Lugar muito bonito e ideal para baixar o ritmo e contemplar a natureza. A Trilha é fácil com uma cachoeira que serve como hidromassagem. Ela também tem uma pequena caverna muito legal de conhecer. Ao final do passeio você tem a opção de almoçar no restaurante da Fazenda. A comida é muito boa e vale a pena para o grupo das 10h porque ao retornar do passeio bate uma super fome. Este lugar é super movimentado e tem saídas de passeio com os guias de hora em hora.
Finalizamos o ultimo dia dando uma passada no parque Aventurah. Acabamos desistindo do passeio devido a grande quantidade de pessoas.
Na parte de culinária não há o que reclamar em Brotas. Inicialmente fomos ao restaurante Garapeira. Comemos uma mistura de camarão com palmito e maça no requeijão. Muito saboroso o prato e para acompanhar tomamos um espumante.Também fomos ao restaurante Malagueta. Para quem gosta de massas artesnais é a especialidades deles. Estava bom, mas nada especial.
Passamos a virada de ano no Brotas Bar. Eles fechara um pacote bem interessante. A entrada foi a bruschetta de tomate com queijo parmesão e pitadas de calabresa raladas. Muito boa opção. Depois veio uma salada de frutas e folhas e amendoas sem casca servida com creme balsamico sabor laranja com mel. Deliciosa salada. Os pratos princiapis foram Salmão e Cordeiro com risoto de abobora e no final uma sessão de pudim e um carpaccio de abacaxi com sorvete porque ninguem é de ferro. Comida nota 1000. Foi uma pena que eles se enrolaram na hora de servir e fomos conseguir jantar somente em 2015:-) Por último um jantar de massas no Vicino Della Nonna. Fica a dica de que todos os pratos individuais são grandes e dividimos a maioria.
Ficamos hospedados na Pousada Sabiá. Confesso que não era a nossa melhor opção mas como reservamos tudo de ultima hora foi a melhor relação custo-beneficio. A pousada é simples com chalés de madeira, mas bem limpa e fica em uma área mais afastada da cidade e precisa de carro para ir à cidade. O local é bem natureza e o acordar você ouvirá o canto dos passáros todas as manhãs. Outro ponto positivo foi o atendimento do Pepe, uma pessoa super solicita. Os pontos negativos foram o café-da-manhã, colchão e a falta de ar condicionado.
Saldo bem positivo e bom começo da sessão de viagens em 2015. Que venham outras.
Comentários