Porto de Galinhas que grata surpresa este lugar!!! Estavámos em dúvida de qual lugar poderíamos dar um fuga rápida de São Paulo e resolvemos conhecer este cantinho do Brasil. A escolha nao poderia ter sido melhor.
Para chegar em Porto de Galinhas é necessário pegar um voo até Recife. Optamos por alugar um carro. O deslocamento do Aeroporto até a cidade não passa de 40 minutos em um rodovia de boa qualidade.
Porto de Galinhas é uma cidade pequena. A origem do nome da cidade é triste. Ele deriva de uma maracutaia dos traficantes de escravos para enganar a fiscalização na epóca em que a escravidão era proibida. Para esconder a entrada dos escravos em Pernambuco, os traficantes colocavam gaiolas de galinha de angola para esconder os escravos. Esta foi a origem do nome da cidade. Naturalmente a cidade tem a galinha como o seu principal icone representado em toda a cidade por meio de souvenir, bares e estátuas nas ruas da cidade.
Em termos de acomodação escolhemos a pousada Marambaia do Porto. Ótima escolha. Ele fica bem em frente ao mar. Dormir com o som das ondas e absolutamente maravilhoso. Ficar horas nas espreguiçadeiras em frente a praia que era super relaxante. Outra rotina neste periodo foram as excelentes caminhadas nos fins de tarde com todo aquela beleza de mar. O locar e muito limpo e organizado. A unica critica fica em relação ao café da manhã. A qualidade do café da manhã era incompatível com o lugar. A unica exceção foi a tapioca de queijo que eles faziam e era muito boa. A internet e sofrível.
O centro da cidade é pequeno e não permite o tramite de carros. Passeamos todas as noites lá. É necessário localizar um lugar para estacionar o carro nas proximidades. As ruas do centro são pequenas e cheias de bares, restaurantes e lojas. Um dica para quem não quer comer muito são 2 lugares especializados em crepes. Na primeira noite fomos no "La Creperie". Comemos crepes salgados (queijo + tomate seco + rucula). Delicioso. Na segunda noite fomos no restaunrente Creperia. Um pouquinho mais caro mas a qualidade foi tão boa quanto o anterior. Outra dica de restaurante é o "Sabores da Terra". Neste lugar comemos uma muqueca de peixe muito boa. Foi tão bom que não sobrou espaço para a sobremesa.
Uma outra dica de restaurante foi Aconchego do Porto. Ele fica mais afastado do centro e no nosso caso ao lado da pousada. Comemos um carne de sol muito boa com queijo e feijão branco de corda. Imperdível. E tem ainda as visita especiais para os almocos!
Um destaque positivo no geral foram os preços. Em nenhum lugar achei o valor caro. Entendo que os preços que pagamos foram justos. Atendimento muito bom em todos os lugares apesar de meio devagar em alguns casos.
Para a parte de compras um bom lugar para comprar coisas é a "Galeria do Calçadão". Existem muitas variedades de artesanatos para casa. Para souvenirs encontramos muitas opções, mas gostamos de um lugar muito original chamado "Galinheirus". Todas as peças neste lugar são fabricadas pelo próprio dono.
Na parte de passeios não tinhamos muito tempo e focamos nos lugares principais. O primeiro passeio foi uma excursão na praia de Carneiros. É uma praia privada a 30km de Porto. Neste local voce faz um passeio de catamaram onde a primeira parada é para tomar uma banho de argila. A promessa é rejuvenecer 10 anos. Depois disso, fomos para um um banco de areia. Em virtude da maré alta o passeio ficou um pouco comprometido. A última parada foi um recife de piscinas naturais. Todo cuidado é pouco para andar nas pedras bem escorregadias. Sem dúvida foi a melhor parte deste passeio. Ao final comemos um especialidade de peixe do lugar. Mussoka (peixe ao molho de camarao). O passeio super valeu a pena.
No segundo dia alugamos um buggy para fazer as praias de Porto de Galinhas de ponta a ponta. Primeira parada foi na praia do Cupe. Lugar bonito e boa infra-estrutura. Ficamos pouco tempo. Depois disso fomos para uma praia de Muro Alto. Lugar indicado para a pratica de Stand UP e Canoagem. Lugar altamente recomendado para quem tem crianças. Lugar super seguro. Depois disso passamos pela praia de Maracaipe. Este praia faz parte do circuto profissional de Surf. Como não poderia deixar de ser, é a praia com maiores ondas. Ao final fechamos o dia com um passeio ecológico dedicado a ver os Cavalos Marinhos no Pontal de Maracaipe. Por meio de uma jangada, voce passeia pelo lago vendo os manguezais. No final voce fica parado em um pequeno bar no meio do lago. Ótimo porque o bar fica dentro da lagoa e as mesas dentro da agua. Foi uma pena que o cara da jangada deu muito pouco tempo para ficarmos lá.
Saldo final extremamento positivo. O lugar vai deixar saudades.
Comentários