Palmas -TO

Este fim de ano fomos curtir a familia em Araguaina e ficamos um dia em Palmas.
Palmas é uma cidade pequena e muito calma! O Clima é muito quente durante todo o ano e a economia é movimentada pelas fazendas de plantação de soja e a criação de gado.

Um dia em Palmas não nos possibilitou conhecer lugares distantes, então focamos nas atrações da própria cidade. Os principais pontos estão em volta da praça dos girassóis. Desta forma em poucas horas é possível conhecer os principais pontos turísticos. A praça possui um amplo estacionamento e as atrações são facilmente feitas a pé.
Começamos pelo Palácio Araguaia, sede do Governo Estadual. Na mesma área você pode visitar "A Rosa dos ventos" na ala norte do Palácio, ponto do centro geodésico do país.
Na mesma praça ainda encontramos o Monumento aos pioneiros, Monumento Luiz Carlos Prestes e o Relógio do Sol.


Sem dúvida alguma o lugar mais legal foi o Monumento aos 18 Forte. Ele tem a bandeira Brasileira no formato de farrapos representando a guerra com diversos soldados em diversas posições como em ataque, atingidos ou mortos.


Como é do conhecimento dos nossos amigos, temos uma coleção de souveniers com recordações das cidades onde viajamos. Aos 20 anos meu marido definiu que ele conheceria as 5 regiões do Brasil, as 3 américas e os 5 continentes antes do 40 anos. Em função do estado do Tocantins pertencer a região Norte foi possivel adquirir a lembrança da 5a região do Brasil completando a coleção no território do Brasil. Missão Brasill concluída e agora só falta o scouvenir de mais 1 continente para completar a coleção.

E por falar em souvenir, o artesanato principal da região é o famoso Capim Dourado. A feira do Bosque é um local de referência para fazer as suas comprinhas (bolsas, brincos, chinelos, canetas, vasos,chaveiros etc...). Nesta região o peixe pirarucu é muito famoso e foi a réplica dele a escolhida para termos como recordação.


Na parte de hospedagem ficamos no Hotel Lago da Palma. Achamos o preço um pouquinho caro pelo que eles oferecem, mas em contrapartida achamos os quartos bem arejados e limpos. O café-da-manha foi bom.

O aeroporto de Palmas é pequeno e um pouco desorganizado. Esperava mais por ser um aeroporto da capital do estado. Mas para provar que transporte não é o forte da cidade, tivemos muita dificuldade em arrumar um onibus para nos transportar as cidades vizinhas. No final optamos por carro alugado que foi de longe a melhor a opção.

As estradas são razoáveis e no padrão do resto do pais. Alguns buracos na pista, mas no geral não tivemos problemas. A sinalização é muito ruim.

Comentários