Este é um ponto turístico importante do pais e foi capital da China em períodos importantes da história de várias dinastias. Hoje não repete a mesma importância econômica do passado, mas vem ganhando destaque principalmente em função do desenvolvimento de polos tecnológicos. Há várias universidades na região e a demanda de estudandes é garantida principalmente por ser um local onde a moradia e alimentação é mais barato quando comparado a grandes centros como Beijing e Hong Kong.
O primeiro destaque da cidade são os muros da cidade (City Wall) que no passado serviam de proteção contra os inimigos. Estes muros por si só já representam uma grande atração para a cidade pois são um dos poucos muros de proteção que conserva uma boa parte de sua estrutura em boas condições de conservação. Cercado por jardins magnifícos, ele serve como palco para vários cantores amadores. Apesar de não ser um som que me agrade, estes cantores são sucesso com a população que lota os jardins para apreciar a música. Na parte superior do muro é possível passear de bicicleta por toda a sua extensão de 16km. Aluguei um pacote de 100 minutos que foi o suficiente para pedalar por todo o muro. Passeio altamente recomendável.
Cuidado com a hora de fechamento dos portões. Eu fiquei esperando anoitecer para tirar fotos mais bacanas e quase que tive que dormir dentro da muralha. A sorte foi encontrar uma adolecente que falava inglês e tambem tinha ficada presa e conseguiu falar com o segurança para abrir os portões e enfim sairmos.
A grande atração da região são os guerreiros de Terracota (Army of Terracota Warriors). Ele é uma das descobertas arqueológicas mais famosas do mundo. Ele contem centenas de estátuas de soldados do exército de Qin Shi Huang. Na época acreditava-se que após a morte, você continuava com os seus responsabilidades na outra vida. O incrível é que as estatuas tem diferentes rotos, posições e pessoas formando representanto realmente a formação militar do imperador. Outra coisa interessante é que esta descoberta foi feita por um agricultor da região e que hoje tem seu salário pago pelo governo e fica dando autográfos nos livros da cidade.
Bell Tower e Drum Tower são torres que ficam na parte central da cidade. Estas torres possuem uma arquitetura bem tradicional e dentro dela há shows em horários pré-estebelecidos. Passeio simples e obrigatório de ser feito.
Great Mosque e o quarteirão mulçumano (Muslim Quarter). Situado na parte mulçumana da cidade, as ruas são abarrotadas de coisas para comer e souvenirs. Ótimo para pechinchar. A maioria das coisas que vi lá, eu vi em outros lugares pelo dobro do preço. Na parte gastrônomica, é possível encontrar diversas guloseimas locais, mas se você tiver muito nojo fique distante desta região.
Parque da Dinastia Tang. Ele fica na parte nobre da cidade e os ingressos para o show são bem caros. Entretatanto a qualidade do espetáculo vale a pena. O show conta as várias fases da dinastia Tang em encenações. Ao final do show há um cinema ao ar live em terceira dimensão contando a história de um macaco famos que atravessou o oriente com as palavras do Budha. Ao final um grande espetáculo de fogos de artificio.
Vila Neolitica de Banpo: Contem ruínas e raridades de 6.000 anos. Nele é possível ver como as civilizações arcaicas chinesas faziam porcelanas. Interessante ver como este povos revolviam questões como moradia e alimentação. Por exemplo os potes com agua eram fabricados em forma triangular para poder enterrar na terra. Na época não havia mesas ou mesmo ver a construção de moradias com valas para afastar os roedores da floresta.
Big Goose Pagoda: Atração da cidade que shows aquáticos diários. As fotes dançam e mudam de cor no ritmo da música. Um espetcáulo grandioso não comparável com nada que eu já tenha visto. Ao fundo há a visitação para um templo budhista com arquitetura milenar de pagoda. Claro que como bom turista, eu não poderia de deixar de tirar fotos com as roupas do imperador. Eu escolhi a roupa de Qin Shin Shuan.
Comentários