Macau - A cidade portuguesa da China

Macau é uma das cidades mais novas da China. Ela foi integrada ao governo Chinês em 1999 e antes disto era uma colônica de Portugal.

As linguas oficiais da cidade são portugues e Chinês. Apesar de que não precisa andar muito pela cidade para descobrir que o português esta em extinção.

A população fala Cantonês e mandarim e aos poucos eles estão migrando para inglês para uma aproximação com o mundo globalizado. Interessante ouvir um cidadão de Macau dizer que as coisas melhoraram muito depois que Macau foi reintegrado a China. Eles diserram que a colonização Portuguesa não era boa.

Interessante comparar a estrutura e o desenvolvimento de cidades tão próximas Honk Kong (colonização inglesa) e Macau (colonização portuguesa). Advinha qual a cidade mais desenvolvida econômicamente ?

Outra comparação para reflexão. Em Hong Kong, muito da cultura inglesa ficou e se manterá viva como parte do estilo da população enquanto que Macau a população está limpando tudo do que restou da cultura portuguesa.

Esta cidade é a Las Vegas da China. Com mais de 100 cassinos incluindo alguns famosos como o MGM e Venician, mantem uma estrutura peculiar em comparação com o resto da China. ruas estreitas e estilo de contrução que mantem a arquitetura portuguesa.

Um dia é o suficiente para conhecer os pontos principais. Para ir até esta ilha é necessáro pegar um ferry boat que dura 1h de viagem.

Destaque para as ruinas de São Paulo que foi destruida por uma incêndio, mas continua com a sua fachada original. Interessante ver as paredes com simbolos como dragões e caveiras misturadas com santos e Freis.

Comentários

Que pena haver tantos brasileiros sempre prontos a atribuír aos seus avós portugueses os problemas da actualidade...

Sim. Na América os EUA são uma ex-colónia Inglesa, e veja-se a forma como tantos países da América Latina são ainda hoje colónias inglesas, indirectamente e via EUA e o quanto isso contribui para a saúde dos seus povos...

O colonialismo é mau.

Não interessa se é Português ou Inglês, mas em Portugal não temos o hábito de deitar a culpa aos Romanos ou aos Arabes por aquilo que está menos bem na nossa sociedade.

Mas espero que saiba que o meu avô não emigrou para o Brasil. Apenas o seu. Ele fez o melhor que pode, seguramente, paz à sua alma.
Alex Coqueiro disse…
Respeito a sua opinião, mas o post a respeito de Macau foi baseado nos fatos que percebi de Macau.

Não tem nenhuma base cientifica já que são baseados em experiências pessoais.

Não credito os problemas Brasileiros a Portugal. Entendo que há uma parcela de influência oriunda da colônia, mas já somos há bastante tempo independentes para ter resolvido os problemas e mesmo assim ainda não conseguimos evoluir aos patamares do primeiro mundo com saúde, educação, segurança e outros.

obrigado pela sua opinião.
Anônimo disse…
O colonialismo é mau, sim é uma verdade. Por isso Macau antes de 1999 nunca foi uma colónia, ao contrário de Hong Kong.

A coexistência é um bem.A inteligência também.

Foi o que aconteceu em Macau,e os seus residentes bem o sabem. Quem não o sabe são os que por lá passam e que acham que sabem.
Macau é desde 2002 (e não desde 1999) uma colónia sim, mas de um Império que não é global. Las Vegas não tem sedimento e é uma terra ausente de raízes, ao contrário de Macau.

O português não é falado em Macau, exactamente porque Macau NUNCA foi colonizado. Foi e é uma terra de coexistência.
Sugiro que visite Macau, e não a terra dos "sonhos instantâneos" em que alguns a querem transformar.
Alex Coqueiro disse…
Infelizmente não tenho como pautar as minhas observações cientificamente porque os comentários realizados por Macau baseiam-se em experiências pessoais na opinião de uma parcela da população que conversei e esta parcela pode não corresponder ao consenso da população.

De qualquer forma agradeço a opinião porque elas enriquecem o conhecimento coletivo.

Para finalizar Macau está sob responsabilidade da administração da China desde 20 de Dezembro de 1999 conforme informações no Wikipedia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macau