Monte Verde - Virada de Ano para Casais

Monte Verde é uma cidade muito especial porque foi o lugar onde fizemos a nossa primeira viagem juntos a sete anos atrás.  Esta pequena colônia nas serras de Minas  Gerais é perfeita para quem quer fugir do agito da cidade , ter contato com a natureza e curtir um clima romântico com seu love.




A cidade tem muitas opções de pousadas, mas a nossa dica é a pousada Pucci (http://www.pucci.tur.br/). Esta é a segunda vez que ficamos neste lugar e o atendimento e chalés são muito bons.  Nós escolhemos o chalé Alpino. Ele é bem espaçoso e achamos que foi a melhor opção custo-benefício. O café da manhã é farto com muita variedade. Destaque especial para o yogurte natural. O chá da tarde é oferecido das 17:00 as 16:00hs com boa variedade de chás ,bolos, paes e cafés.  Esta pousada fica na Avenida Sol Nascente a 5 minutos da cidade, em um vale onde é possível acordar com o barulho de passarinhos.


A gastronomia do lugar é absolutamente maravilhosa, por isso, ao escolher este destino já pode ficar preparado para degustar as delicias do local sem medo de ser feliz.  



Além do tradicional foundue e a sopa no pão, a região é fortemente influenciada pela culinária tradicional mineira.  


A nossa recomendação é o "Restaurante Ranho Mineiro". Ele fica no estrada de acesso a Monte Verde a 20km da entrada principal depois de Camanducaia na região da Prainha. Pedimos a costela ao bafo que veio acompanhada de tutu de feijão, arroz e couve. Saimos de lá completamente satisfeitos e foi uma das melhores refeições da região. A vista do restaurante é sensacional de frente para uma serra bem verde e bonita. A dona do restaurante,  dona Judith, foi até a nossa mesa e ficamos um bom tempo batendo papo. Ela foi extramemente simpática e nos indicou a filial deles na cidade chamado "O Caipira". Seguimos a sugestão e chegando lá pedimos a picanha na chapa. Na nossa opinião a comida é tão boa quanto a do Rancho Mineiro, mas o ambiente não é tão intimista como na primeira opção. Achamos o atendimento bem mais lento o que pode ser justificado pela maior quantidade de clientes.





Para jantar recomendamos o "Don Luiz". Comemos uma truta assada fantástica acompanhada de um champanhe lambrusco. O garçon foi muito simpático e nos deu a dica de colocar álcool para gelar o champanhe mais rápido. Funcionou !!!






Uma outra tendência do lugar são os bares com músicas ao vivo.  A nossa escolha foi o restaurante "Beija-Flor". Comemos sopa no pão e truta com vinho tinto. A banda que tocava ao vivo apresentou no seu repertório músicas bem tradicionais como Bon Jovi, Ammi Winehouse, Pearl Jam entre outros. Valeu muito a pena.


Para a virada do Reveillon optamos por fechar um pacote de jantar e bebidas do "Bar do Lago". Muita música, alegria e comida boa. Isso era tudo que queríamos para celebrar a entrada de 2014.




Mas não pense que este lugar é apenas para comer e beber porque atividade é o que não falta. 

Existe uma variedade muito boa de passeios e aventuras na região.  Nós optamos pelas trilhas que é uma boa opção para quem gosta de ter contato com a natureza e curte uma bela vista da serra. Nós fizemos a trilha do chapéu do Bispo. A trilha é bem sinalizada e durou 1h de caminhada. A primeira parada é o "Plato" com 1.900 metros de altitude. O visual da cidade é fantástico.  Há uma segunda trilha que nos levou até o "Morro do Chapéu do Bispo" com 2.030 metros de altura. O visual da cidade é ainda melhor neste segundo trecho.




No geral esta  trilha tem um nível de dificuldade moderada e a parte mais complicada foi se deparar com alguns cavalos no meio do caminho.  Diversão garantida. 


Veja o video da trilha  abaixo:







Outra opção é alugar um quadriciclo e fazer passeios pelas pequenas estradas de terra da região.  Fizemos o passeio de 1:30 e pagamos R$ 140,00. O passeio mescla cachoeiras, estradas acidentadas e muito barro. 













Por última você pode ir ao aeroporto da cidade. Eles dizem que é o Aeroporto com maior altitude da região com 1.560 metros. Apesar de bem pequeno, a ida é recompesada pelo vista panorâmica da cidade.


Para quem gosta de fazer comprinhas, a cidade tem algum pequenos shoppings e galerias na rua principal. Há muita coisa artesanal, doces e roupas locais para se proteger do frio do inverno. 

Dica: Muitos lugares aceita pagamento somente em dinheiro. Em alguns estabelecimentos tem opção de cartão, mas se você pagar em dinheiro tem desconto.




Os doces caseiros de Minas e queijos estão sempre nas prateleiras para você levar na mala. Algumas lojas fazem degustações de produtos e azeite é um dos produtos oferecidos.  Eu gosto muito de azeite e achei a iniciativa ótima para escolher um e depois degustar em casa com os amigos.




Comentários