A Turquia é um lugar no minimo pitoresco. Esta peculiarida começa por Istambul. Ela é uma das poucas cidades no mundo que está localizada em dois continentes (Asia e Europa). Outra referência marcante é o nacionalismo e a paixão pela bandeira nacional. Diga-se de passagem é uma bandeira muito bonita. Você encontra bandeiras nacionais em toda a parte. Outra destaque é a comida. Uma verdadeira delicia. Melhor comida das minha viagem foi o Doy-Doy. A comida tipica é o Kebap. Um mistura de um monte de coisas que não sei explicar mas que comi para caramba .
Passear em Istambul é uma diversão sem fim. A mesquita Blue Mosque (foto abaixo) é o grande símbolo da devoção ao islamismo. Na mesquita há uma separação na entrada entre os mulçulmanos e pessoas de outra religião. Tenho que confessar que a noite a mesquita é mais bonita e imponente do que durante o dia. Há grandes parques na região externa da mesquita onde é possível ficar refletindo sobre a vida.
Ao lado da Blue Mosque, eu visitei o palacio Topkapi. Este palácio era a moradia dos sultões. Nele há referências as roupas e jóias da época. Há uma grande influência russa na forma de conduzir a vida. Os sultões eram bem gordos, a julgar pelas roupas. No palácio é possível encontrar referências biblicas como a espada de davi e o cajado de móises. Eu achei sensacional estar a frente de objetos tão sagrados. Foi uma pena que neste caso a foto não foi permitida.
Nesta mesma região há a Cisterna subterranea (foto abaixo). A cisterna era o reservatorio de agua em Constantinopla (agora Istambul). A Cisterna foi construída por Justiniano no século 6, tem 70 metros de largura e 140 de comprimento tendo uma capacidade de 80 mil metros cúbicos de água. Sustentada por 336 colunas com diferentes adornos, possui também duas bases de colunas com esculturas de cabeças de medusas. A entrada impressiona pelo visual bucólico.
E o banho turco !? Divertidissimo. Em uma primeira instância é meio estranho, mas na verdade é uma tradição cultural turca. Na verdade trata-se de uma sauna seca. Nele há salas separada para homens e mulheres. Na região central há uma grande pedra onde as pessoas ficam deitadas. Opcionalmente você pode pagar por uma massagem, mas achei meio sinistro.
A Capadoccia é uma região na parte central da Turquia. Esta região é composta de várias cidades pequenas onde a mais conhecida é Goreme. Esta é uma cidade muito aconchegante e tem o estilo de cidade para mochileiros. A noite é bem tranquila, e a recomendação é tentar ficar em um local na parte alta da cidade. A noite a vista é muito bonita. Próximo a Goreme um passeio imperdível é o Open Air Museum. Nele vc. terá a oportunidade de ver vários casebres contruídos dentro da pedra na montanha. Nesta região há diversas referências católicas que marca o dominio do cristianismo na região.
Goreme tem um outra opção turística que foi o ponto alto (literalmente) do passeio. É o famoso passeio de balão. Este passeio é refêrencia no livro das 100 coisas que você precisa fazer antes de morrer. Eu nunca havia passeado de balão e achei muito bacana. O visual é sensacional. Um outra coisa imperdível é o por do sol em Ischir. Depois que o sol se põe fica bastante frio mas a tranquilidade compensa.
Underground city também é incrivel. É uma cidade debaixo da terra. Ela era usada como esconderijo para os povos barbáros ou cristãos que tentavam invadir a cidade. Na caverna vemos entradas secretas, quartos, corredores que mais parecem uma figura de desenho animado. Destaco a temperatura. As vezes eu tinha a impressão que havia um ar condicionado de tão fresquinho que é o lugar.Alguns acessos eram realmente dificeis de chegar em função de sua condição estretita. Haviam ao todo 8 andares debaixo da terra.
Em Pamukkale foram várias as manotas. A principal foi hospedar-se na cidade errada. É bem verdade que as cidades eram muito perto uma da outra, mas acabamos parando antes achando que já havia chegado. Fiquei em um resort simples, mas de preço honesto. Foi um dos poucos lugares onde a comida não foi boa. Entretanto o conforto do lugar compensou. Eu conheci uma montanha com vários lençois de agua. Uma imagem paradisiaca. A montanha era tão branca que chegava a doer a vista. Nesta montanha havia várias pequenas piscinas naturais.
Tróia, situada ao lado da cidade de Canakele, é o ponto turístico mais famoso da região. Isso ocorre em função do romance Ilíada de Homero. Entretanto a verdadeira história é bem diferente do romance citado nos livros. O cavalo realmente existiu e podemos encontrar uma versão ligth na entrada de Tróia e uma versão mais próxima do real na entrada de Canakele. Mas ao contrário do que foi relatado no romance, o cavalo serviu para comemorar a invasão de Tróia por um dos povos gregos (Aqueus) em uma guerra que durou 10 anos. Na verdade foi uma oferenda grega aos deuses pela vitória conquistada. Entretando figuras mitólogicas como Aquiles, Helena, Paris entre outros são apenas personagens em um dos livros mais famosos de Homero. Uma coisa muito bacana é ver a evolução da cidade de Tróia como cidade. Houveram na verdade 8 tróias sendo impressionante a evolução entre elas. Nas maquetes podemos ver como uma pequeno vilarejo pode transformar-se em um potencia.
Em Ephesus eu encontrei ruinas romanas em excelente estado. O grau de conservação é muito melhor do que encontrei na famosa Tróia. Em Ephesus é possível ter uma idéia muito boa de como funcionavam as cidades romanas. Um grande coliseu, biblioteca e vigas lindissimas marcam o dia-a-dia deste ponto turístico. Sensacional e imperdível.
Comentários